Plano da Aula 5 - 18 de Maio de 2010
Objetivo
· Compreender o hip hop como forma de expressão cultural, a partir do gênero canção.
Conteúdo
- O gênero canção;
- As características do estilo hip-hop dentro do gênero canção.
Procedimentos
1. Apresentar a nova etapa do curso, fazendo relação com o I Módulo;
2. Tocar música Skit: Stuck In The Ghetto cantada por 2 garotas loiras retirada do you tube;
3. Entregar atividade de compreensão oral (atividade 1) sobre a música para os alunos responderem em duplas ou grupos;
4. Pedir que cada dupla socialize suas respostas;
5. Mostrar vídeo da música Skit: stuck in the ghetto cantada por 2 garotas loiras retirado do you tube;
6. Sistematizar as respostas, confirmando ou não as hipóteses levantadas pelos alunos, fazendo perguntas como: Onde elas estão cantando? Elas são cantoras profissionais?;
7. Mostrar vídeo da música Skit: stuck in the ghetto (Chamillionaire Feat. Tony Henry)
8. Fazer perguntas sobre os vídeos de modo a instigar os alunos quanto a ideias pré-concebidas sobre cantores de hip-hop. As perguntas formuladas são: Qual o tipo de roupa que as garotas usam? Que tipo de roupa você espera ver em cantores de hip-hop?; Será que estas ideias não são as veiculadas pela mídia? Você esperava assistir duas meninas loiras cantando uma música de estilo hip-hop?
9. Entregar atividade 2 que contém a letra da música com questão de reconhecimento de palavras para que cada dupla ou grupo responda as questões propostas na atividade 3;
10. Tocar música Skit: stuck in the ghetto para que os alunos acompanhem e grifem palavras;
11. Fazer leitura descendente da música, levantando questionamentos como: O que é gueto?; Você reconhece a sigla feat? Você sabe o que significa skit? Qual o papel dos parêntesis presentes na música?; Você consegue identificar a parte que se repete na música? Como denominamos essa repetição?;
12. Entregar atividade 3 e pedir que os alunos respondam as questões em duplas;
13. Ler as perguntas e explicar cada uma delas;
14. Pedir que cada dupla ou grupo socialize suas respostas;
15. Correção oral da atividade.
Avaliação
- A avaliação será do tipo formativa, visando a apreensão do conteúdo ministrado. Para isso, serão observados as expressões orais dos alunos e o domínio de conteúdos demonstrado por estes na resolução de atividades durante a aula e de questões após a leitura da música.
Recursos didáticos:
· Data-show;
· Quadro branco e pincel;
· Atividade impressa em folha A4;
· Vídeo e ou mp3.
Referências
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fZbnzUsnhC0&feature=related. Acesso: 10 de Abril de 2011.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rsuWu4QDMXg&feature=related. Acesso: 10 de Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário