O objetivo deste blog é compartilhar minha experiência na disciplina "Prática de Ensino em Língua Inglesa I", cursada no período 2011.1, na Universidade Federal de Campina grande (UFCG). Para isso, ofereço planos e relatos das aulas ministradas por mim. O blog possui o mesmo nome do curso piloto desenvolvido por mim e mais dois alunos da disciplina, e, claro, pelo professor da mesma. No entanto, preservo aqui suas identidades. Portanto, este blog é direcionado a alunos de graduação e/ou professores que se interessarem nos temas e conteúdos abordados nas minhas aulas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Planos de Aula

Plano da Aula 5 - 18 de Maio de 2010

Objetivo

·         Compreender o hip hop como forma de expressão cultural, a partir do gênero canção.

Conteúdo
  • O gênero canção;
  • As características do estilo hip-hop dentro do gênero canção.

Procedimentos

1.         Apresentar a nova etapa do curso, fazendo relação com o I Módulo;
2.         Tocar música Skit: Stuck In The Ghetto cantada por 2 garotas loiras retirada do you tube;
3.         Entregar atividade de compreensão oral (atividade 1) sobre a música para os alunos responderem em duplas ou grupos;
4.         Pedir que cada dupla socialize suas respostas;
5.         Mostrar vídeo da música Skit: stuck in the ghetto cantada por 2 garotas loiras retirado do you tube;
6.         Sistematizar as respostas, confirmando ou não as hipóteses levantadas pelos alunos, fazendo perguntas como: Onde elas estão cantando? Elas são cantoras profissionais?;
7.         Mostrar vídeo da música Skit: stuck in the ghetto (Chamillionaire Feat. Tony Henry)
8.         Fazer perguntas sobre os vídeos de modo a instigar os alunos quanto a ideias pré-concebidas sobre cantores de hip-hop. As perguntas formuladas são: Qual o tipo de roupa que as garotas usam? Que tipo de roupa você espera ver em cantores de hip-hop?; Será que estas ideias não são as veiculadas pela mídia? Você esperava assistir duas meninas loiras cantando uma música de estilo hip-hop?
9.         Entregar atividade 2 que contém a letra da música com questão de reconhecimento de palavras para que cada dupla ou grupo responda as questões propostas na atividade 3;
10.     Tocar música Skit: stuck in the ghetto para que os alunos acompanhem e grifem palavras;
11.     Fazer leitura descendente da música, levantando questionamentos como: O que é gueto?; Você reconhece a sigla feat? Você sabe o que significa skit? Qual o papel dos parêntesis presentes na música?; Você consegue identificar a parte que se repete na música? Como denominamos essa repetição?;
12.     Entregar atividade 3 e pedir que os alunos respondam as questões em duplas;
13.     Ler as perguntas e explicar cada uma delas;
14.     Pedir que cada dupla ou grupo socialize suas respostas;
15.     Correção oral da atividade.

Avaliação

  • A avaliação será do tipo formativa, visando a apreensão do conteúdo ministrado. Para isso, serão observados as expressões orais dos alunos e o domínio de conteúdos demonstrado por estes na resolução de atividades durante a aula e de questões após a leitura da música.

Recursos didáticos:

·         Data-show;
·         Quadro branco e pincel;
·         Atividade impressa em folha A4;
·         Vídeo e ou mp3.

Referências

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rsuWu4QDMXg&feature=related. Acesso: 10 de Abril 

Nenhum comentário:

Postar um comentário