O objetivo deste blog é compartilhar minha experiência na disciplina "Prática de Ensino em Língua Inglesa I", cursada no período 2011.1, na Universidade Federal de Campina grande (UFCG). Para isso, ofereço planos e relatos das aulas ministradas por mim. O blog possui o mesmo nome do curso piloto desenvolvido por mim e mais dois alunos da disciplina, e, claro, pelo professor da mesma. No entanto, preservo aqui suas identidades. Portanto, este blog é direcionado a alunos de graduação e/ou professores que se interessarem nos temas e conteúdos abordados nas minhas aulas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Planos de Aula

Plano da Aula 6 - 23 de Maio de 2010

Objetivo

·         Conhecer o gênero hip-hop como forma de expressão cultural afro-americana através do gênero verbete.

Conteúdos

  • O gênero verbete: função sócio-comunicativa;
  • A origem do hip hop.

Procedimentos

1.         Retomar a aula anterior com a correção oral dos exercícios 5 e 6.
2.         Mostrar slides no data-show contendo imagens de cantores de hip-hop para que os alunos percebam a variedade de cantores brancos e negros, explorando a questão da identidade;
3.         Perguntar se os alunos conhecem os cantores e se sabem que estilo de música eles cantam;
4.         Pedir que os alunos digam pelo menos duas palavras que eles acham que podem encontrar no texto;
5.         Escrever no quadro essas palavras em inglês;
6.         Mostrar slides no data-show contendo fotos do site, no qual foi retirado o texto focalizado;
7.         Fazer questionamentos sobre as condições de produção do texto focalizado, a partir de fotos do site mostradas em slides;
8.         Entregar texto que fala sobre as origens do hip hop;
9.         Fazer a leitura de imagens e títulos do verbete;
10.     Pedir que os alunos sublinhem no texto as palavras que eles conhecem e as palavras que estão relacionadas ao universo da música e/ou ao estilo hip-hop;
11.     Entregar a atividade impressa;
12.     Pedir que os alunos formem duplas para responder as questões propostas;
13.     Pedir que cada dupla socialize suas respostas;
14.     Correção oral da atividade;
15.     Entregar o journal para os alunos escrevam o que aprenderam com as aulas 05 e 06;
16.     Recolher o journal.

Avaliação

  • A avaliação será do tipo formativa, visando a apreensão do conteúdo ministrado. Para isso, serão observados as expressões orais dos alunos e o domínio de conteúdos demonstrado por estes na resolução de atividades durante a aula e de questões objetivas e subjetivas após a leitura do texto.

Recursos didáticos:

·         Data-show;
·         Quadro branco e pincel;
·         Atividade impressa em folha A4.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário