Plano da Aula 6 - 23 de Maio de 2010
Objetivo
· Conhecer o gênero hip-hop como forma de expressão cultural afro-americana através do gênero verbete.
Conteúdos
- O gênero verbete: função sócio-comunicativa;
- A origem do hip hop.
Procedimentos
1. Retomar a aula anterior com a correção oral dos exercícios 5 e 6.
2. Mostrar slides no data-show contendo imagens de cantores de hip-hop para que os alunos percebam a variedade de cantores brancos e negros, explorando a questão da identidade;
3. Perguntar se os alunos conhecem os cantores e se sabem que estilo de música eles cantam;
4. Pedir que os alunos digam pelo menos duas palavras que eles acham que podem encontrar no texto;
5. Escrever no quadro essas palavras em inglês;
6. Mostrar slides no data-show contendo fotos do site, no qual foi retirado o texto focalizado;
7. Fazer questionamentos sobre as condições de produção do texto focalizado, a partir de fotos do site mostradas em slides;
8. Entregar texto que fala sobre as origens do hip hop;
9. Fazer a leitura de imagens e títulos do verbete;
10. Pedir que os alunos sublinhem no texto as palavras que eles conhecem e as palavras que estão relacionadas ao universo da música e/ou ao estilo hip-hop;
11. Entregar a atividade impressa;
12. Pedir que os alunos formem duplas para responder as questões propostas;
13. Pedir que cada dupla socialize suas respostas;
14. Correção oral da atividade;
15. Entregar o journal para os alunos escrevam o que aprenderam com as aulas 05 e 06;
16. Recolher o journal.
Avaliação
- A avaliação será do tipo formativa, visando a apreensão do conteúdo ministrado. Para isso, serão observados as expressões orais dos alunos e o domínio de conteúdos demonstrado por estes na resolução de atividades durante a aula e de questões objetivas e subjetivas após a leitura do texto.
Recursos didáticos:
· Data-show;
· Quadro branco e pincel;
· Atividade impressa em folha A4.
Referências
Fonte: http://www.hip-hop-dance.net/history-of-hip-hop-dance.html. Acesso: 8 de Maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário